Hiperidrose e Simpatectomia

A hiperidrose, ou suor excessivo, atinge até 5% da população mundial. Na maior parte dos casos ela é localizada, principalmente em mãos, axilas e pés, podendo também acometer a face e couro cabeludo. Muitos pacientes notam a sudorese aumentada, mesmo quando não sentem calor, desde a infância e adolescência. Além disso, a sudorese é mais intensa em momentos de ansiedade podendo atingir níveis que algumas pessoas, que não conhecem a doença, não acreditariam.

Pacientes que trabalham com público ficam extremamente envergonhados em estender a mão e cumprimentar os outros. Alguns pacientes chegam em casa ao final do dia e notam a camiseta ou camisa encharcada embaixo das axilas, às vezes associado a odor desagradável.

Captura_de_Tela_2020-09-08_às_11.09.56
Captura_de_Tela_2020-09-08_às_10.55.39
Captura_de_Tela_2020-09-08_às_10.55.55

Apesar de não ser grave a ponto de causar risco à saúde, a hiperidrose atrapalha - e muito! - o convívio social do paciente e transmite uma imagem indesejada de nervosismo (nos casos de sudorese palmar e na região facial) e até de má higiene (nos casos de hiperidrose axilar).

Os tratamentos com produtos dermatológicos apresentam resposta limitada nos casos mais severos, principalmente em mãos e axilas. Nessas situações, a simpatectomia é um tratamento seguro, com ótimos resultados (eficácia entre 90 e 95%) e efeito duradouro. Interrompendo os sinais nervosos que estimulam o suor é possível controlá-lo nas regiões onde ele é mais intenso. A cirurgia é realizada por vídeo, com tempo de internamento de 1 dia geralmente. O retorno às atividades habituais acontece após no máximo 15 dias, com muitos pacientes se sentindo bem para fazer trabalhos de escritório e que não envolvam esforço em menos de 5 dias.

Captura_de_Tela_2020-09-08_às_11.10.11

Dr. Romero Fenili