top of page

Síndrome do Desfiladeiro Torácico

Esta é uma doença que causa dores, formigamento, queimação, fraqueza e até sensação de choque nos ombros, braços, antebraços e mãos. Geralmente, acomete apenas um dos membros porém pode ser bilateral. Os sintomas acontecem devido a compressão de nervos e vasos na região do pescoço.

Atinge principalmente mulheres, em qualquer idade, e as pacientes podem apresentar a forma chamada neurogênica - onde os nervos são comprimidos - ou vascular - onde veia e/ou artéria sofrem compressão. No meio esportivo essa doença surge em atletas do baseball (arremessadores, geralmente) e do basquete.

O diagnóstico muitas vezes é difícil, pois os sintomas se confundem com os de tendinites, bursistes, síndrome do túnel do carpo e em alguns casos até doença do coração. Muitos pacientes demandarão exames para afastar outros quadros e doenças juntamente com alguns exames específicos que podem confirmar a síndrome do desfiladeiro torácico. 

O tratamento envolve medicações, fisioterapia especializada e, em alguns casos, cirurgia, buscando alívio das dores, melhora da qualidade de vida e diminuição do risco de sequelas. O cirurgião torácico é o profissional que avalia os pacientes portadores da síndrome do desfiladeiro torácico para um diagnóstico seguro e orientação das melhores opções de tratamento.

2_edited.jpg
Desfiladeiro.jpg

Dr. Romero Fenili

bottom of page